Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo federal anuncia operação em pontos de fronteira de nove estados

Destaque

Governo federal anuncia operação em pontos de fronteira de nove estados

por publicado: 19/07/2018 18h00 última modificação: 24/07/2018 15h31
Trezentos homens da Força Nacional e Polícia Federal vão reforçar ações
Foto: Gerson Walber/OAB-MS

Foto: Gerson Walber/OAB-MS

Foto: Gerson Walber/OAB-MSCampo Grande, 19/7/18 – A cidade de Campo Grande (MS) será a base da Operação Fronteira Segura, anunciada nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Segurança Pública (MSP). Cerca de 300 integrantes da Polícia Federal e da Força Nacional vão reforçar pontos estratégicos em nove estados. A informação foi divulgada pelo ministro Raul Jungmann, durante a abertura do Fórum Permanente de Segurança na Fronteira de Mato Grosso do Sul, na capital do estado.

"Esse efetivo tem como missão cumprir o dever do governo federal de reforçar a presença nos postos avançados, prestando pronto-atendimento a demandas de polícia dentro de suas atribuições e provendo a segurança local", explicou Raul Jungmann. "Esse trabalho é fundamental para prevenir e reprimir crimes transnacionais, especialmente a entrada no país de drogas e armas", definiu o ministro.

O comando da Operação Fronteira Segura está sendo instalado em Campo Grande e será responsável pelo apoio operacional e administrativo. A distribuição do efetivo será feita nos postos avançados de fronteira, conforme necessidade operacional e planejamento da PF, inicialmente, em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

O suporte da Força Nacional à PF nos postos de fronteira será feito até o fim de novembro de 2018, prazo que pode ser prorrogado, se necessário. Além desses novos apoios em cidades como Oiapoque (AP), Tabatinga (AM), Epitaciolândia (AC), Guajará-Mirim (MS) ou Paraíso (SC), a Força Nacional já dava suporte à PF, desde 2017, em Pacaraima (RR), Caarapó (MS) e Foz do Iguaçu (PR).

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa entre União, estados e Distrito Federal criado para prestar apoio aos entes federativos contra o crime e a violência em qualquer ponto do país. Ela é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Segurança Pública (MSP), ao qual também é subordinada a Polícia Federal.

IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com